SEMANA DA ALIMENTAÇÃO - de 16 a 23 de outubro

24-10-2012 17:36

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

Entre 16 e 23 de outubro a nossa escola comemorou a Semana da Alimentação. Foram desenvolvidas várias atividades, no âmbito da promoção de uma vida mais saudável. Esteve patente, na biblioteca escolar, uma exposição de Rodas dos Alimentos, em 3 dimensões, elaboradas pelos alunos do 10ºE, do Curso Profissional de Restauração, no âmbito da disciplina de Tecnologia Alimentar. Puderam, ainda, ser observados dois placards com informação relativa às Consequências de uma Alimentação Desequilibrada/A falta de Alimentos: a Fome no Mundo; Vida Saudável/Solidariedade: Combate à Pobreza. Toda a comunidade educativa foi convidada a calcular o seu Índice de Massa Muscular, ao longo da semana. Nos dias 17 e 18, alunos, professores e restantes funcionários puderam aprender e degustar algumas iguarias saudáveis, que os professores Luis Patrão e Ricardo Lopes (os nossos Chefes de Cozinha), juntamente com as turmas do 11ºF e 12ºF prepararam para todos.

E quem aprecia refeições boas e saudáveis e não sabe como confeccionar, aqui vai uma ajudinha (pratos confecionados pelos nossos alunos do Curso Técnico de Restauração-Cozinha-Pastelaria):

RECEITAS SAUDÁVEIS

·    LEGUMES GRELHADOS

1.   Legumes cortados pincelados com azeite e levados a grelhar. À saída da grelha são temperados com flor de sal.

·    LEGUMES COZIDOS A VAPOR

1.   Legumes colocados num tabuleiro de inox perfurado que vão ser levados a cozer em forno de convexão no programa de vapor sem adição de sal.

·    CHOUX DE CENOURA COM ATUM

1.   Preparar a massa de fartos e adicionar-lhe cenoura ralada fresca e atum. Colocar esta massa no saco pasteleiro com boquilha lisa e moldar os Choux para dentro de um tabuleiro de inox, forrado com papel vegetal.

MASSA DE FARTOS

·    1lt água

·    0,5lt óleo

·    700gr farinha trigo s/ fermento

·    18 ovos

·    10gr sal

·    CANAPÉS DE FRUTA

1.   Fazer pasta de atum envolvendo-o com maionese, salsa picada, cebola picada, ovo cozido picado, azeitona descaroçada picada e pickles picados.

2.   Barrar tostinhas com a pasta de atum colocando por cima desta pequenos pedaços de fruta.

BOLO DE CENOURA COM COCO

·    500gr açúcar

·    2,5dl água

·    2 ovos

·    8 gemas

·    1,5dl leite

·    1unid. pau de canela

·    2 zestes limão

·    1 unid. Raspa de laranja

·    2 cenouras cozidas

·    80gr coco ralado

·    100gr farinha c/ fermento

·    Q.B açúcar e manteiga (Forrar a forma)

Preparação do bolo de cenoura

1.   Colocar num tacho a água com o açúcar, as zestes de limão e o pau de canela deixando ferver 2min.

2.   Cozer as cenouras em água e sal.

3.   Triturar e adicionar a calda de açúcar e a raspa de laranja.

4.   À parte, numa taça, batem-se os ovos com as gemas. De seguida, adiciona-se o coco e a farinha.

5.   Adicionar aos ovos o preparado da cenoura com a calda.

6.   Forrar uma forma de chaminé com manteiga e açúcar e colocar o preparado do bolo dentro desta.

7.   Levar ao forno pré-aquecido 180º a cozer.

BOLACHAS DE FAVA

·             1kg farinha c/ fermento

·             500gr manteiga

·             500gr açúcar

·             6 ovos

·             1 unid. raspa de limão

·             300gr puré de fava

Preparação das bolachas de fava

1.   Colocar a farinha numa taça. No meio desta adiciona-se a manteiga o açúcar os ovos e a raspa de limão. Amassar tudo muito bem até ter uma massa bem ligada.

2.   Num tacho, cozer a fava com sal depois desta cozida deixar arrefecer descascar esta com ajuda de uma faca.

3.   Passar a fava depois de descascada pelo passe-vite e adicionar o puré da fava ao preparado da massa envolvendo bem.

4.   Moldar as bolachas e levar a cozer no forno a 170º - 15min.

Os professores de Cozinha,

Luis Patrão e Ricardo Lopes