Direitos Humanos

04-01-2013 00:27

DIREITOS HUMANOS – A volta ao mundo…

No dia 10 de dezembro, celebrou-se no colégio, o Dia Mundial dos Direitos do Homem. As turmas do 12º ano Psicologia, do 11º de Área de Integração, de Cidadania do Curso de Pastelaria e de E.M.R.C. do 11º ano, elaboraram trabalhos sobre as culturas dos 5 continentes, com apoio da Biblioteca Escolar. Este ano comemorou-se este dia, a partir do respeito pela diversidade cultural. Os objetivos desta atividade passaram por: conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, compreender a relação entre as diferentes formas de se entender os direitos humanos e as diferentes vivências culturais, reconhecer situações de desrespeito pelos direitos humanos a uma escala global e a necessidade de contribuir para a vivência plena desses direitos, reconhecer a existência de uma pluralidade de culturas e valores, partindo da gastronomia típica de um país à escolha dos alunos e reconhecer a importância do diálogo intercultural. A comunidade educativa pode visitar a exposição, durante a hora de almoço e provar algumas iguarias dos vários países. Para além disso, puderam ouvir músicas típicas e contos tradicionais espalhados pelo mundo. Esperamos que com esta breve volta ao mundo se tenha dado a conhecer as diferenças culturais e com isso se tenha promovido o respeito pelas mesmas. Conhecer, aceitar e compartilhar, foram os lemas.