24 de Outubro - Dia da Biblioteca Escolar

25-10-2011 12:16

O dia 24 de outubro, Dia das Bibliotecas Escolares, começou na nossa escola com a passagem, em todas as salas de aula, de um pequeno vídeo com imagens de majestosas Bibliotecas do Mundo. Obras imponentes, apologias do Homem à cultura e ao livro, símbolo e fonte inabalável do saber, da informação, do estudo, do conhecimento. As bibliotecas que apreciámos naquela curta apresentação guardam relíquias, exemplares, alguns deles, únicos, que atestam a busca do Homem pelo conhecimento ao longo dos tempos. Obras que, num abrir de página, desvendam verdades e revelam o registo inquestionável de que a passagem efémera pela História não intimida senão aguça a obsessão pela passagem do testemunho, da existência.

Na era das tecnologias, do descartável, do visual, da carência de paz de espírito, pasmamo-nos com o elogio e louvor de outrora à cultura.

Nos rostos dos alunos mais pequenos traços de encanto e surpresa. “Olha aquela é em Portugal.”, “Sim, em Coimbra”, acrescenta o professor, orgulhoso de já lá ter estudado e sentido a presença das vivências antigas de gente ilustre.

Todos sabemos, no entanto, que o livro, ao longo da sua curta História, trouxe ao Homem o dom do conhecimento, e consequentemente a vantagem de poder ser mais livre. Porque conhecer mais é também ser mais livre! Porém nem sempre foi assim. Nem sempre o Homem foi livre de se informar, sabemo-lo bem. Aproveitemos, portanto, o que nos dá o presente recordando o que nos deu o passado.

E foi aproveitando o que temos que na nossa Biblioteca, bastante mais modesta, que alguns alunos do 6ºAno experimentaram a Sala das Sensações.

O objectivo da atividade, inserida na Semana da Alimentação estendeu-se aos sentidos, principalmente aos do olfato e gosto, com a identificação dos aromas e sabores. Mesmo sendo estes tão familiares como o da salsa, do chocolate ou do alho, não foi fácil apurar só um sentido sem o apoio dos restantes.

Em simultâneo, outro grupo somava e seguia na aventura do Bibliopaper da Alimentação. Traçaram-se metas e havia fila para consultar as enciclopédias. Afinal todos os grupos competiam pelo primeiro lugar. E primeiro lugar é ser melhor, mais culto, mais eficaz, mais sábio.

Profª Ana Seixas

Clique aqui para aceder à galeria de imagens do Dia da Biblioteca Escolar.

Frases do Dia da Biblioteca:

“Peço a um livro que crie em mim a necessidade daquilo que ele me traz.”
Jean Rostand

“Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir.”

Francis Bacon
"Agora, livro meu, vai, vai para onde o acaso te leve”.

Paul Verlaine

"Os livros são o alimento da juventude."

Cícero

"Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo."

Hermann Hesse

"Um livro é uma janela pela qual nos evadimos."

Julien Green
“Ler, na forma como o concebo, significa pensar profundamente."
Vittorio Alfieri

"O livro é uma extensão da memória e da imaginação."

Jorge Borges

"O livro é um animal vivo.”

Aristóteles

"Não há melhor fragata do que um livro para nos levar a terras distantes."

Emily Dickinson
"A leitura engrandece a alma."
Voltaire

´
"Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra."
James Lowell
"Um clássico é um livro que nunca acaba de dizer o que tem para dizer."
Italo Calvino

"O autor só escreve metade do livro. Da outra metade, deve ocupar-se o leitor."
Joseph Conrad
"É inexplicável quanto me servem os livros para viver: são o melhor alimento que tenho encontrado nesta viagem da vida humana. Com bons livros, o enfermo não deve queixar-se, pois tem a cura ao alcance da mão."
Michel de Montaigne
"Neste momento de tanta angústia o livro torna-se a tábua possível de resistir ao naufrágio e comandar marés. Cabe a ele a missão de povoar solidões."
Paulo  Bomfim
"Quanto maior é um romance ou um poema, mais a sua magia nos separa da mão de barro que o escreveu."
Miguel Torga

"O livro é um organismo que vive independente e surpreende-nos a cada passo. Um livro não se faz com ideias, faz-se com palavras. São as palavras que se geram umas às outras. E com trabalho."
António Lobo Antunes
"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós mesmos."

Franz Kafka

"O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de
viver."

Daniel Pennac

"Todo homem que sabe ler tem o poder de se ampliar, de multiplicar
as formas de sua existência, e de fazer sua vida repleta,
significante e interessante. "
Aldous Huxley

“Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros à mão cheia e
manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a
palma, é chuva que faz o mar."

Castro Alves