Comemoração do Dia da árvore e do dia da Eco-escola

10-05-2012 14:33

Comemoração do Dia da árvore e do dia da Eco-escola

Entre os dias 20 e 22 de março, a equipa da BE associou-se à equipa da Eco-escola para a comemoração do Dia da Árvore. Pretendia-se: sensibilizar a comunidade escolar para a proteção ambiental; divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos na área da poluição e degradação de recursos; sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da floresta e da água; partilhar experiências educativas com a comunidade educativa envolvente; proporcionar atividades lúdicas e educativas no âmbito da educação ambiental, motivando para a leitura e para a participação em atividades na biblioteca. Foram três dias preenchidos com muita animação, boa disposição e aprendizagem. As atividades foram pensadas para os alunos do 5º ano e para uma turma da Betel.

Os alunos ouviram uma história sobre a água e a floresta, dramatizada por um grupo de alunas do 11ºB. De seguida, cada turma foi dividida em dois grupos funcionado alternadamente: metade ficou a jogar um jogo relacionado com medidas de proteção da floresta; e a outra parte elaborou uma mensagem escrita ou desenho, relacionadas com a história, que colocou na arvorarte (árvore elaborada anteriormente para um concurso nacional, no âmbito da proteção do ambiente). Os alunos puderam também visitar a feira do livro e diversas exposições de trabalhos de outros alunos (relacionados com poluição ambiental e preservação da água, insetos, poesia sobre a floresta, no interior da biblioteca). Foi também possível visitar a exposição dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Física e pelos alunos de Biologia do 12º ano, em espaços exteriores. As crianças da Betel tiveram, ainda, a oportunidade de degustar deliciosos frutos que nos são fornecidos pelas árvores e plantas e levar para casa um marcador de livros, feito em material reciclado (espátulas de madeira e cápsulas de café). Depois das atividades realizadas na biblioteca, os alunos foram plantar árvores, junto ao depósito da água e no pinhal do colégio.

Estas atividades deram a possibilidade dos alunos participarem ativamente em todas as atividades, quer dentro da biblioteca, quer na plantação de árvores, aprender de forma lúdica a proteger e conservar a natureza e permitiu a sua sensibilização para a proteção do ambiente, a partir da leitura.

NOTA: As fotografias encontram-se na galeria de fotografias.