27 DE JANEIRO – DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO - Ano 2013

06-02-2013 17:23

Dia Mundial em Memória das Vítimas do Holocausto

Entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro, no colégio, procurou-se relembrar a tragédia vivenciada pelos judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, toda a comunidade educativa pode visitar, na biblioteca, uma exposição alusiva ao Holocausto, onde se fazia também um paralelismo com situações semelhantes ocorridas na atualidade (a discriminação e a atrocidade ontem e hoje).

Os alunos do 9º ano e a a turma do 11ºD (de Humanidades) participaram numa tertúlia, na biblioteca escolar, onde puderam visualizar documentários sobre a temática em questão e problematizar/refletir acerca de acontecimentos semelhantes, do nosso tempo, com especial destaque para a situação vivivida no Ruanda.

Tratou-se de um momento de reflexão, partilha de opiniões, apresentação de pesquisas individuais dos alunos, orientadas a partir de guião de trabalho distribuído previamente. Entre as questões que serviram de ponto de partida à reflexão salientam-se: Que motivos levaram uma nação que foi berço dos maiores filósofos e músicos da história a render-se a uma ideologia – o nazismo – que pregava o ódio e a intolerância? Como podem as diferenças entre seres humanos tornar-se desculpas para que atos tão bárbaros como o extermínio dos judeus sejam cometidos? O que leva uma pessoa aparentemente normal a matar a sangue-frio um semelhante seu? Qual a importância de relembrar a temática que nos relata a história? Por que razão não aprendemos com os erros do passado? Os alunos consideraram pertinente esta reflexão, mostrando-se bastante sensibilizados e, ao mesmo tempo, surpreendidos com a atualidade deste assunto. Afinal. Ainda hoje continuamos a ser cruéis uns com os outros.

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens.

De Diversos