24 de Novembro - Dia Mundial da Ciência

25-11-2011 13:00

CIÊNCIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR

No passado dia 24 de novembro, ao longo de todo o dia, a Biblioteca Escolar transformou-se num verdadeiro “laboratório” para comemorar o Dia Mundial da Ciência. Alunos e professores vieram realizar várias experiências, no âmbito das disciplinas de Biologia/Geologia e Física-Química. Para a realização desta atividade, contámos com a colaboração das professoras Clara Vieira e Eduarda Dionísio, que fazem parte da equipa da BE, com a ajuda da professora Maria do Céu Pinho e de uma equipa de alunos do Secundário que, ao longo de todo o dia, não arredaram pé da biblioteca para permitir que a comunidade educativa fizesse as suas experiências. Experimentar para aprender e ensinar a aprender, foram os motes do dia.

Para além das experiências e da magia que estas proporcionaram, foi ainda possível explorar a mesa temática elaborada para o efeito. Livros e objetos de laboratório, painéis solares, sólidos matemáticos, entre outros, simbolizaram, de certo modo, a ciência, fazendo as delícias dos alunos curiosos. Pretendia-se promover a leitura de livros com ciência, promovendo a leitura e a cultura em geral, divulgando a ciência junto da comunidade educativa.

A Matemática não ficou esquecida e teve direito a uma mesa especial, dedicada a jogos de raciocínio, que os alunos puderam jogar, através de uma inscrição prévia. Os amantes de quebra-cabeças, puderam preencher desafios lógicos e deixar as suas opções de resposta numa caixinha.

Durante o tempo de espera entre uma e outra atividade, foi possível ver expostas as biografias de cientistas célebres, elaboradas por alunos do Secundário. A biblioteca tornou-se pequena para acolher alunos, professores e funcionários, que puderam, ainda, alternar a sua visita, passando pela feira do livro, que decorreu na biblioteca, ao longo da semana, e que, nesse dia em particular, também dedicou um cantinho à ciência.

Profª Sofia Mesquita

O QUE DIZEM OS ALUNOS DO DIA DA CIÊNCIA:

Na área destinada à Biologia/Geologia foi-nos possível a observação/participação em diversas experiências, nomeadamente  a visualização de capilares de rãs, células vegetais da epiderme da cebola ao microscópio ótico, bolor à lupa.

No espaço da Física-Química, pudemos assistir a várias experiências relacionadas com o eletromagnetismo, densidade, combustão, entre outras.

Por último, mas não menos importante, havia um espaço dedicado à Matemática e à Lógica. Este espaço foi promotor de grande divertimento e aprendizagem. Os jogos matemáticos serviram ao estímulo do raciocínio.

Com esta atividade, conseguimos estabelecer uma relação entre a parte teórica e a prática, completando os conhecimentos até agora adquiridos.

A Turma do 11º A