10 de dezembro - COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO HOMEM

24-01-2012 17:13

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO HOMEM – 10 DE DEZEMBRO

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em parceria com a BE, organizou um conjunto de atividades para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Homem, ao longo do dia 12 de dezembro.

Para questionar a aplicação dos Direitos Humanos em diferentes partes do mundo, refletir sobre as potencialidades da Declaração Universal dos Direitos Humanos como instrumento de promoção do bem-estar e da equidade entre os indivíduos e os povos, lembrando a importância deste dia, proporcionou-se aos alunos e à comunidade educativa, vários momentos distintos. Começou-se o dia com a projeção de um PowerPoint na oração da manhã, subordinado ao tema dos direitos do Homem. Algumas turmas das disciplinas de História, Área de Integração e Filosofia elaboraram marcadores ou outros objetos a partir dos artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, previamente distribuídos pelos professores. A mesa temática da BE foi construída com os melhores marcadores elaborados pelos alunos. Os marcadores ficaram expostos para toda a comunidade educativa poder apreciar, na BE. Os alunos ainda deixaram várias mensagens, num placard da BE, disposto para o efeito, relativas aos direitos humanos.
    Toda a comunidade pode, ainda, assistir a uma pequena dramatização no campo das bancadas e no refeitório do colégio, relativo ao ataque aos direitos do homem e suas consequências, pelo Teatramus.
    Foi um dia marcado pela defesa dos direitos do Homem, mas lembrando, ao mesmo tempo, que também há que respeitar deveres, aspeto fundamental para que haja igualdade e fraternidade entre os povos.

Clique aqui para aceder à galeria de imagens.